A NOSSA equipa

Curiosidade

A Constança é dupla de cinema. Sim, chamam-na para ser atropelada, cair de ravinas e andar à luta com famosos.

Quote

“In a gentle way, you can shake the world.” – Mahatma Ghandi

Constança Santos Silva

Presidente

Ouviu falar do Thirst Project no final de 2017, foi convidada para o trazer para Portugal em 2018, e esforça-se todos os dias para o fazer crescer. Dado que faz taekwondo desde os 5 anos, metade do tempo não é Constança, mas sim senhorita Santos Silva, termo que já pegou para os outros membros da direção. Se já ouviste a Constança a fazer uma apresentação então sabes que falar em público, sobre assuntos que lhe são importantes, lhe é algo muito natural.

É bem provável que não conheças ninguém com mais energia que a nossa presidente, é capaz de dizer 500 palavras por minuto e dificilmente a vês sem um sorriso na cara e um livro na mochila.

O que é que o John Mayer, o Sporting, chocolate e F.R.I.E.N.D.S têm em comum? Consegues conquistar a nossa Ninja com qualquer um deles.

Curiosidade

Odeia assimetrias. Arruma milimetricamente a secretária antes de trabalhar ou ter que pensar, mesmo que seja durante um exame.

Quote

Um pensamento universal, mas que pela simplicidade e verdade rege a vida: “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.” Antoine de Saint-Exupéry

Francisca Barata

Vice-Presidente e Diretora Jurídica

A Francisca estuda Direito e quer ser juíza. Apaixonada pelos outros e por aquilo que os move, não se assusta com os anos de trabalho que a esperam, porque sente nos tribunais a sua missão. Acredita que o esforço e a entrega total ao que fazemos são a nossa quota parte de responsabilidade no universo – como tantos outros da sua geração, está certa de que cada um, na sua medida, pode mudar um bocadinho do mundo. E foi, por isso também, que se entusiasmou tanto e se juntou ao Thirst Project Portugal, pela mão de alguém de quem muito gosta e admira – para si, a receita da realização pessoal passa por sabermos estar próximos do que e de quem faz (o) bem. Com um orgulho sem fim em poder contribuir com o que sabe e ajudar a pôr de pé em Portugal este projecto que é do Mundo inteiro, entrega-se, porque quando acredita, defende as causas com ganas de tirania.

Curiosidade

O pai da Quinha deixou-a cair da Maxi-Cosi quando tinha 4 meses, por isso, se a acharem estranha, já sabem a razão.

Quote

“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes. […]”
Ricardo Reis

Francisca Xara-Brasil

Vice-Presidente

A Francisca, Quinha para os amigos, estuda Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico. Se calhar podes conhecê-la por ser a autora dos resumos de Filosofia e Biologia que salvaram muita gente.

A Quinha descobriu o Thirst Project Portugal perto do seu início e numa altura em que andava à procura de um projeto de solidariedade social para se envolver mais a sério. Sorte a nossa.

Começando como líder da equipa Thirst Project do Técnico, a sua proatividade, compromisso e responsabilidade levaram-na a Secretária Geral e a “irmã mais velha” da equipa nacional, posição que evolui para Vice-Presidente. Sim, a Quinha é a mais velha da Direção, preocupa-se em manter tudo em ordem e está sempre pronta a dar uma mãozinha a qualquer um dos Departamentos.

Curiosidade

A Teresinha uma vez esteve em 4 países (Eslovénia, República Checa, Polónia e Itália) em 7 horas. 

Quote

“O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” Santa Teresa de Calcutá

Teresa Sande Lemos

Tesoureira

Teresinha para uns, Tere para outros!
Estuda Economia na Nova SBE e aceitou o desafio de ser Tesoureira do Thirst Project Portugal, porque nada melhor do que pôr em prática o que se aprende durante um curso em prol de causas que se defendem. 

Praticou ballet durante 13 anos, o que muito contribuiu para desenvolver os seus sentidos de entrega, compromisso e perfeccionismo. 

Já imaginaram o som que um golfinho faz quando está feliz? Provavelmente não, mas se conhecerem a Teresinha vão ouvir esse som cada vez que ela se ri.

Curiosidade

Os animais de estimação que já teve foram uma cabra e quatro patos!

Quote

“Act as if what you do makes a difference, it does” – William James

Vera Montellano

Secretária-Geral

A Vera é de Lisboa, mas com 4 meses voou pela primeira vez para o Brasil onde viveu os seus primeiros anos. Depois desta viagem nunca mais parou, aos 18 anos já só lhe faltava visitar um continente – conhecer pessoas, sítios e culturas é das suas coisas preferidas.

Fascinada por compreender as pessoas e perceber o seu impacto no mundo, decidiu estudar Psicologia no ISPA e dedica a maior parte do seu tempo livre a voluntariar para uma série de projetos.

A sua ida para o Thirst Project Portugal foi inesperada, numa conversa durante o Web Summit 2018, quando tudo não passava de um plano. Apesar de ser a mais nova, é um dos elementos que está há mais tempo no projeto. A Vera pode até ser uma pessoa tímida, mas quando está a lutar por uma causa que acredita, não há quem a pare!

Curiosidade

O Rodrigo nadou no mar do Hawaii e veio a descobrir que esteve a poucos metros de um tubarão gigante.

Quote

“The way to get started is to quit talking and begin doing.” – Walt Disney

Rodrigo Cristovão

Diretor de Gestão de Equipas

O Rodrigo é uma pessoa com uma grande capacidade de animar o grupo e motivar as pessoas. Quem o conhece sabe que encara a mudança como um desafio e não lhe resiste. É um sonhador, mas nunca se esquece das suas origens e do que o fez chegar até aqui. Além do mais, como demonstra ao ser adepto fervoroso do sporting, será sempre alguém leal aos seus valores e ao que acredita.

O Rodrigo acredita no poder de mudar o mundo e que todos podemos ter um impacto. E esta paixão trouxe-o até ao Thirst Project Portugal, onde com o seu espírito de líder e guiado pela importância do trabalho de equipa e colaboração, o Rodrigo procura expandir e fazer crescer a sua missão.

Curiosidade

O Rodrigo tem como hobbie começar hobbies. É comum que acorde de manhã cheio de vontade de aprender a tocar piano ou fazer canecas de barro, e que à noite já tenha mudado de ideias.

Quote

“Think global, act local”

Rodrigo Pais de Ramos

Diretor de Relações Externas

Nascido em Lisboa mas um “menino de Cascais”, o Rodrigo está a tirar mestrado em Gestão na NOVA SBE. É dos membro mais recentes da equipa do Thirst Project Portugal, e vem com o objetivo de fazer jus ao ditado “last but not least”. Com experiências de trabalho em Portugal e na Nigéria, é apaixonado por sítios e culturas diferentes, tendo já várias vezes equacionado um estilo de vida Into the Wild dos tempos modernos.

É um apaixonado por desportos e pelo mar, praticante regular de futebol e surf, e quem o conhece sabe-o sempre de phones nos ouvidos ou a ler um romance dos clássicos. Acredita em mudar o mundo através de casa, e que cada indivíduo é um agente de mudança.

Curiosidade

O João estagia na DGS desde o início do ano e parte das suas funções engloba a comunicação, nomeadamente a gestão do email vacinascovid. Portanto se enviaram uma pergunta à Direção Geral da Saúde, é provável que tenha sido com o João que trocaram emails.

Quote

“The purpose of life, as far as I can tell… is to find a mode of being that’s so meaningful that the fact that life is suffering is no longer relevant.”

João Rosa

Diretor de Comunicação e Marketing

Nascido e criado em Alvalade City, o João está a tirar Ciências Farmacêuticas na FFUL. Como sonhador irremediável que é, gosta de trabalhar com um propósito maior, daí a sua paixão pela área da Saúde e por causas como a do Thirst Project Portugal.

É também apaixonado por Marketing, desporto e música de todas as formas e feitios, apesar de dar primazia a bom hip hop ou um smooth jazz. Pratica voleibol e toca guitarra na magnífica TAFUL, cujas atuações recomenda vivamente.

Descobriu o Thirst Project Portugal enquanto browseava as histórias do Instagram e viu a oportunidade perfeita para colocar as suas skills de Marketing ao dispor da maior organização juvenil de combate à crise de água do mundo. Acredita que todos temos a capacidade de impactar o mundo positivamente, basta termos a coragem de dar o primeiro passo.

Curiosidade

Já comeu 50 brigadeiros em 15 minutos e facilmente o faria novamente. É levemente viciada em leite condensado.

Quote

“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.” — Albert Einstein

Francisca Silva

Diretora de Recursos Humanos

A Francisca cresceu no Brasil e consegue trocar de sotaques tão rápido como um piscar de olhos. Dá logo para perceber que é uma festivaleira, a energia em pessoa! É incapaz de ficar parada, envolve-se em mil e um projetos ao mesmo tempo mas, ainda assim, vive a vida na sua totalidade, é a amiga que nunca recusa um passeio ou uma saída à noite. Adora o seu curso, Engenharia e Gestão Industrial no Instituto Superior Técnico.

Desde pequena que adora esquiar, mas tem uma grande paixão pelo snowboard. Ao mesmo tempo, a praia é o seu lugar preferido!

Ouviu falar do Thirst Project Portugal por amigos e pelas redes sociais. Reconhece a importância do projeto e está muito contente por fazer parte da nossa equipa!

Curiosidade

Durante um jogo de rugby, o Manel levou uma pancada na cabeça, que o levou a não se lembrar desse dia até hoje.

Quote

“Jovem, Eu te digo, levanta-te!” Jesus Cristo

Manuel Giões

Diretor Comercial

O Manel, apesar de ter nascido em Lisboa, nunca esconde o orgulho que tem de ser um verdadeiro alentejano, criado na bela cidade de Évora. Neste momento, está a tirar o mestrado em Finanças na Nova SBE.

O Manel sempre gostou muito de praticar desporto, mas é pelo rugby que tem uma grande paixão. Praticou este desporto desde os 12 anos, tendo até mesmo feito parte da seleção nacional de sub-18. Com esta paixão surgiu um enorme espírito de equipa, liderança e resiliência que o movem todos os dias.

Sempre com uma vontade de se envolver em projetos diferentes e impactantes, capazes de mudar um pouco o mundo em que vivemos, não pode deixar de se candidatar ao Thirst Project quando a oportunidade surgiu.

Curiosidade

O Caetano estudou Ciências da Comunicação antes de estudar Economia na Nova. Porquê? Essa história fica para outro dia!

Quote

“Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque menos depende da minha subjectividade.” Fernando Pessoa

Caetano Xavier

Diretor de Eventos Centro

O Caetano estuda no mestrado em Gestão na Nova SBE e tem como paixão a área empresarial, mas também a área da comunicação. Gosta de pessoas e, especialmente, de as perceber a elas e às suas histórias. Desde cedo que lhe foi claro que economia era sociedade e a leitura de um cenário económico – como noutros cenários – pode ser olhada de vários ângulos, sem que tenha de existir apenas um válido.

Fã de cultura, desde música e festivais a teatro, sempre quis incorporar um pouco dessa área no seu percurso. Sem cantar. Ninguém merece.

Conheceu o Thirst Project Portugal através de um amigo de um amigo e rapidamente percebeu a dimensão que o projeto tinha atingido em Portugal. “O Thirst demonstra que podemos fazer a diferença e deixar uma marca no mundo, e quando nos apercebemos disso, não há como ficar indiferente!”

Curiosidade

O Simão tem uma paixão por meias coloridas e extravagantes, já possuindo mais de 100 meias diferentes, dos mais variados padrões e feitios.

Quote

“But the real way to see happiness is by giving out happiness to other people.” – Robert Baden-Powell

Simão Francisco

Diretor de Eventos Porto

O Simão, Sr. Engenheiro, estuda Bioengenharia na FEUP/ICBAS mas na verdade, se pudesse, estaria, sem dúvida alguma, inscrito em 10 cursos diferentes desde desenho, música, arte até à mais precisa das ciências e matemáticas. Podem conhecer o Simão da escola de música, onde nos delicia com a voz e o violino, de todos os núcleos de estudantes imagináveis e inimagináveis, ou até mesmo dos escuteiros, do voluntariado e das missões onde mostra toda a preocupação comunitária e o amor contagiante que tem por tudo e todos os que o rodeiam. Nesta mesma linha, guiado pelo mais humano sentido social, juntou-se sem hesitar ao Thirst Project Portugal ao reconhecer o papel imprescindível desta iniciativa. É claramente cada vez mais difícil combinar um café com o Simon, mas compensa saber que o projeto pode contar com toda a dedicação e carinho que ele tem para oferecer.

João Vidal

Manel Salema Garção

Zé Ferrari Careto

Matilde Bragança

Diana Bettencourt

Madalena Wolf

Gonçalo Roque da Cunha

Daniela Almeida

Francisco Oliveira

Rita Pinheiro

José Ribeiro Filipe

Vera Moreira

Joana Lopes da Silva

Maria Norton

Edson Abreu

Carolina Ventura

Francisco Caiado

Rosarinho Arruda

Duarte Freitas do Amaral

Bernardo Flôr Rodrigues

Mariana Costa

Francisco Correia

Mariana Félix

Leonor Araújo

Carlota Sampaio

Inês Monteiro

Francisco Baldaque

Mariana Paixão

Mário Oliveira

Madalena Villa de Brito

Inês Girão

Francisca Silva

Pedro Tavares

Joana Pereira

Ester Damásio

Pilar Lucena

Cristina Couto

Vicky Jacobi

Francisco Bragança

Tomás Costa

Carolina Gomes

Matilde Ulvila

Vasco Sousa

João Pedro Rosa

Beatriz Pereira

Retana Pais Ramos

Catarina Lopes

Margarida Santos

Tomás Santos

Francisca Roldão

Madalena Araújo e Sá

Lourenço Copeto