A NOSSA equipa
A Mariana tem uma música que lhe foi dedicada e escrita com base na sua história de vida.
“The people who are crazy enough to think they can change the world are the ones who do.” – Steve Jobs
Mariana Proença
Presidente
A Mariana nasceu e vive em Lisboa, embora mesmo alguns dos seus amigos considerem que é alentejana. A verdade é que tem 10 Rafeiros do Alentejo e, por isso, ruma ao campo na maioria dos fins de semana, só para poder estar junto deles. Sempre sonhou ser veterinária ou fisioterapeuta até se aperceber da sua fobia por tendões – trocou de opinião, afinal seguiu Gestão, licenciatura que frequentou na Nova School of Business and Economics.
Praticou Taekwondo Songahm durante 14 anos e considera que muita da sua determinação e disciplina deriva da sua longa caminhada no desporto. Considera a família o seu pilar mais forte e, com os seus familiares, não perde um jogo de um dos seus grandes amores, o Sporting Clube de Portugal.
Movida pela vontade de fazer a diferença, embarcou na missão do Thirst Project Portugal. A sua paixão e compromisso à organização, levaram a Mariana a entrar como coordenadora de equipas, passar a vice-diretora e, posteriormente, diretora do Departamento de Gestão de Equipas. Em julho de 2023, aceitou o desafio de incorporar a Direção como vice-presidente interna e, hoje, assume o papel de Presidente da organização.
Se vibras com o Sporting, gostas de chocolate chip cookies e ouves músicas do Ziggy Alberts, terás a atenção garantida por parte da nossa presidente.
O Pimenta é um amante de desporto em geral, sendo o seu preferido o Ciclismo!
“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” – Fernando Pessoa
João Pimenta
Vice-Presidente Externo
Quando era pequena, a Mafalda usava todos os dias um penteado que lhe deu a alcunha “Palmeirinha” durante 7 anos.
Se consigo ajudar uma só pessoa a viver melhor, isso já justifica o dom da minha vida. – Papa Francisco
Mafalda Passos
Vice-Presidente Interna
Foi ainda no 7.º ano que a Mafalda conheceu a organização, através da equipa da sua escola, que veio a liderar, anos mais tarde. Na altura, vendia as pulseiras do Thirst Project Portugal a toda a gente que conhecia e facilmente se deixou cativar pela nossa causa. Quando entrou para a faculdade, não quis que o seu percurso na organização ficasse pela equipa da escola. Foi por isso que decidiu candidatar-se ao Thirst Project Portugal, para o departamento de Recursos Humanos, e é hoje a nossa Vice-Presidente Interna.
Interessada por outras culturas, a Mafalda parte em viagem sempre que pode. Nunca falha em trazer um postal e um livro d’O Principezinho para as suas duas coleções, que mantém há anos.
Se estiverem à procura da nossa Vice-Presidente Interna num dia banal, a probabilidade de a encontrarem no cinema ou a passear com o seu cão, Barney, é muito alta!
Há quem diga que inspiraram a personagem do Ruca em min, dado que fui completamente careca até aos 3 anos.
“Não basta fazer coisas boas, é preciso fazê-las bem” – Santo Agostinho
João Perry
Tesoureiro e Diretor Jurídico-Financeiro
Apaixonado pela familia, imaginava uma vida no estrangeiro, mas a pouco e pouco vai mudando de ideias ao se aperceber da falta que lhe fariam. Porém, adora viajar e já conheceu Itália de fio a pavio.
O seu segundo objetivo é equilibrar as forças vermelhas dentro do Thirst que, ao longo dos anos, têm vindo a perder força para os seus rivais verdes do outro lado da 2a circular.
Espera aliar o seu bom sentido de humor à frontalidade que o caracteriza para poder levar o Thirst a voos mais altos.
Quando nasceu, a primeira coisa que fez foi espirrar.
“Ama e faz o que quiseres” – Santo Agostinho
Inês Ribeiro
A Inês (Inesinha, Nocas, Nês, Nesita, Neni) nasceu em Cascais, mas tem pais do Norte, tem 21 anos e estuda direito na faculdade de direito da universidade de Lisboa.
Inquieta com a sua pequenez, sempre procurou fazer parte de projetos de voluntariado. Assim sendo, já missionou em lares, escolas, centros juvenis, projetos relacionados com a guerra e com a pandemia e, neste momento, é Secretária-Geral do Thirst Project Portugal. Acredita que a sua felicidade passa por se dedicar inteiramente aos outros e despojar-se das suas regalias e, por isso, quer tirar um mestrado em Direitos Humanos.
Os amigos descrevem-na como disponível, atenta e presente sempre com uma piadinha na ponta da língua para animar o ambiente.
Curiosidade
Já vivi em quatro países diferentes.
“To live is the rarest thing in the world. Most people exist, that is all.” —Oscar Wilde
Patrícia Zimbarra
Diretora de Relações Externas
Nasci e vivi em Lisboa até aos 18 anos, idade que por loucura ou coragem decidi ir estudar para Copenhaga onde acabei por ficar cinco anos.
Cinco anos que pareceram dez, já que durante este período de tempo fiz uma licenciatura em Gestão de Marketing; uma Pós Graduação em Empreendedorismo e Inovação; fui de erasmus sózinha para o Chipre; fiz um gap year na Colômbia; trabalhei em três empresas diferentes e conheci as melhores pessoas da minha vida. Uma canseira sim, mas sem dúvida os melhores anos de sempre até agora.
Estudei dez anos num colégio de freiras, mas por ironia do destino não acredito em qualquer tipo de religião (apesar de respeitar todas).
Considero que a maior sorte que tenho, para além da família e amigos incríveis que me rodeiam, é ter nascido no lado sortudo do mundo, em que, por vezes, o meu maior problema é não saber a que praia ir dar um mergulho e por isso mesmo é que decidi entrar no Thirst Project Portugal, para ajudar ao máximo quem não nasceu com esta sorte inexplicável.
Sou adepta do sporting, mas honestamente, só quando estou a ver a seleção nacional a jogar é que o meu coração pára.
Eu celebro o Halloween na mesma intensidade que o natal (full decoração, a minha família mascara-se toda e a comida é alusiva ao Halloween)
“You can have everything in life if you will sacrifice everything else for it.” – J.M. Barrie, Peter Pan
Mariana Gomes
Diretora Comercial
Ela nasceu em Lisboa há 22 anos, mas mora em Setúbal com o coração no Algarve. Seu pai é de Setúbal e a mãe do Algarve, o que fez com que o mar fosse sempre presente em sua vida, a ponto de seus amigos a chamarem de peixe.
Não é fã de nenhum clube, mas é sócia do Vitória de Setúbal desde o nascimento. Sua grande paixão é Carvoeiro, no Algarve, onde passa o verão e conhece cada canto, herdado de seu avô pescador.
A mãe, o pai, a irmã e a avó materna são suas maiores influências. Sua irmã, 10 anos mais nova, é sua maior paixão. Seus melhores amigos são essenciais, sempre com paciência e ajudando a cumprir sua To-Do wishlist.
Praticou 13 desportos, com destaque para o surf e o mergulho. Quando criança, queria ser modelo, médica e surfista, mas hoje é apenas surfista. Sonhava em ser médica, mas seguiu para gestão de informação na Nova IMS. Acredita que tudo acontece por uma razão e, no futuro, deseja trabalhar na investigação clínica com análise de dados.
Entrou no Thirst Project Portugal e cresceu no departamento comercial até se tornar diretora. Ama cenoura frita, doce de abóbora, massa e crepes com Nutella, mas se controla.
O Tomás foi campeão de Sudoku no sétimo ano, record nacional.
“If someone says no, you’re talking to the wrong person.” – My father, not Kris Jenner.
Tomás Cachopo
Diretor de Eventos
Nascido e criado na cidade de Beja, capital do baixo Alentejo, o Tomás sempre teve um sonho, ser ator. Sonho esse que nunca se concretizou, após ter perdido para Afonso Maló, o casting para a personagem “Tiago” em Inspetor Max. Em 2019 entrou na NOVA School of Business and Economics, onde tirou a licenciatura e mestrado em gestão e gestão, respetivamente.
Hoje em dia o Tomás continua na sua procura pelo sentido da vida, sempre na base do humor, eventos, Sporting Clube de Portugal e água Fastio com ph 7 a 25 graus.
Tem um sinal no olho direito e esse seu olho tem duas cores.
“Faz o que queres e sentes, não porque deves e tens” – Sam The Kid
Mariana Martins
Diretora de Comunicação e Marketing
A Mariana é o tipo de pessoa que dá o nome da sua comida favorita ao seu animal de estimação… já a Sushi, tem a sorte de ter uma dona carismática, empática e divertida.
Nasceu e cresceu em Oeiras, e defende incansavelmente que o nome do concelho se lê sem acento na letra O. Aos 13 anos viveu em São Paulo, e mais tarde, aos 20, em Barcelona, enquanto fazia Erasmus.
Ao terminar a licenciatura, em Marketing e Publicidade, estagiou numa Fundação que trabalhava em prol do Oceano, e foi aí que descobriu que o que realmente a movia e dava sentido era saber que estava a contribuir para um propósito maior que ela. O que a levou a candidatar-se à posição de Head of Social Media do Thirst Project Portugal, tendo no entanto sido recrutada para a posição de Vice Diretora do Departamento de Marketing e Publicidade, e atualmente ocupa a posição de Diretora.
Apaixonada por boas causas, faz de tudo para suportá-las e contribui incessantemente para o seu fim, nem que a causa em questão seja participar numa vaquinha para a nova mesa de DJ do seu amigo.
Afirma de peito cheio que possui o melhor estacionamento em paralelo do país e o seu filme favorito é o Shrek. Nada caracteriza a nossa Diretora melhor do que o seu bom sentido de humor, e a sua paixão pelo mar e sustentabilidade.
Queimou o cabelo todo quando tinha 10 anos a soprar as velas do seu irmão.
“The most important thing is to enjoy your life–to be happy–it’s all that matters.” – Aundrey Hepburn
Carolina Pinto da Cruz
Diretora de Recursos Humanos
A Carolina tem 21 anos, vive no Porto com a família mas aos 18 anos foi para lisboa tirar Engenharia e Gestão Industrial no Técnico de Lisboa porque queria aumentar o seu lado engenhocas, contudo não demorou muito e mudou para o mestrado em finanças na Nova SBE.
É maluca pelo Porto clube e quando vivia no porto não faltava a um único jogo em casa. Andou na dança durante 7 anos porque a sua mãe queria que ela ultrapasse a timidez e achou que fazer espetáculos durante 7 anos iria fazer com que ficasse mais extrovertida, mas não teve muita sorte… É uma pessoa muito tímida ao inicio mas quando conhece as pessoas não se cala.
É muito ligada à família e amigos e adora viajar.
Em 2019 foi ao Vietname fazer voluntariado e desde aí que se interessa muito por ajudar as pessoas à sua volta. Este ano foi desafiada a entrar no TPP como diretora do departamento de Recursos Humanos.
Está sempre na lua, por isso quando estiverem a falar ela, por favor certifiquem-se que está mesmo a ouvir (acontece 10% das vezes). E não, não gosta de francesinha, quando forem ao porto não a desafiem a ir comer uma.
Os pais a colocaram no basquetebol com a esperança de que não fosse a mais baixa da família, apesar do grande esforço, as expectativas não foram correspondidas.
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” – São Francisco de Assis
Beatriz Costa
Diretora de Tecnologias e Sistemas de Informação
Beatriz é natural de Belém do Pará e a filha mais velha entre três mulheres. Com raízes indígenas, marroquinas e portuguesas, carrega consigo uma rica mistura cultural que a define profundamente.
Sempre gostou de sair da sua zona de conforto. Após concluir o ensino secundário, mudou-se para o Rio de Janeiro para cursar Engenharia Naval, mas acabou por não gostar da área. Buscando renascer as suas raízes portuguesas – que sempre estiveram presentes no seu time do coração, o Vasco da Gama – decidiu vir para Portugal para estudar o curso que tanto ama: Engenharia Informática. E, para contrariar o clima quente de onde veio, foi parar na cidade da neve (que não tem neve), a Covilhã.
Pode ser um pouco tímida à primeira vista, mas se lhe derem abertura, torna-se uma tagarela que não se cala. Apaixonada por pastel de nata e uma verdadeira formiga que vive atrás de doces, se não a escontrarem de certeza está em uma pastelaria ou no ginásio correndo atrás do prejuizo.
Quando conheceu o Thirst, foi amor à primeira vista. Sempre se encantou com projetos em prol do próximo, e fazer parte de uma iniciativa como essa só a faz entender mais o sentido da vida e buscar evoluir ainda mais.
Nos tempos livres é barman
“Leave this world a little better than you found it” Robert Baden-Powell
Diogo Mateus
Diretor de Gestão de Equipas
O Diogo, um nortenho de nascença, finalista na sua formação em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. É um apaixonado por convívios com amigos, vivendo o ano todo à espera do São João no Porto.
Amante da natureza, já teve das experiências mais excecionais no meio de florestas e campos, fruto dos seus muitos anos de escutismo.
A sua jornada no Thirst começou em 2022 como membro de uma equipa na sua faculdade. Alguns meses depois, integrou a equipa nacional, no Departamento de Gestão de Equipas.
Departamento Jurídico-Financeiro
João Perry
Miguel Duque
Catarina Melo
Teresa Appleton
Departamento de Gestão de Equipas
Diogo Mateus
Francisca Abecassis
Joana de Paiva
Sofia Martins
Nuno Marques
Luísa Louro
João Lupi
Carolina Paixão
Maria Coutinho
Miguel Reis
Leonor Martins
Margarida Brazão
Sara Henriques
Departamento de Recursos Humanos
Carolina da Cruz
Diogo Reis
Beatriz Lopes
Leonor Maio
Filipa Barnabé
Rita Silva
Carlota Marto
Joana Tavares
Rita Canto
Departamento de Marketing
Constança Garcia
Constança Gomes
Joana Brígida
Laura Simões
Joana Gomes
Mariana Ferreira
João Santos
Inês Clímaco
Carolina Rosário
Departamento de Eventos
Tomás Cachopo
Maria Moradias
Manuel Machado
Nuno Neves
Domingos Fezas
João Bernardo
Madalena Sena
Departamento Comercial
Mariana Gomes
Frederico Carvalho
Maria Francisca
Diogo Pires
Leonor Sottomayor
José Ferreira
Leonor Marcos
Alexandra Rebelo
Departamento de Relações Externas
Patrícia Zimbarra
Gonçalo Castelhao
José Maria Reis
Manel Begonha
Guilherme Salvador
Inês Mariz
Raquel Oliveira
Departamento de Tecnologias e Sistemas de Informação
Beatriz Costa
Rakhee Patel
Catarina Capinha
Pronto para salvar vidas?
1€ dá um ano de água potável a duas pessoas. 25€ dão água a uma pessoa para o resto da sua vida, 100€ a uma família e 12.000€ a uma comunidade inteira. Quantas vidas vais salvar?