A NOSSA equipa

Curiosidade

A Constança trabalhou como dupla de cinema. Sim, chamavam-na para ser atropelada, cair de ravinas, e andar à luta com famosos.

Quote

“In a gentle way, you can shake the world.” – Mahatma Ghandi

Constança Santos Silva
Presidente e Co-Fundadora

Ouviu falar do Thirst Project no final de 2017, foi convidada para o trazer para Portugal em 2018, e esforça-se todos os dias para o fazer crescer. Dado que foi atleta de Taekwondo Songahm durante 14 anos, metade do tempo não era Constança, mas sim senhorita Santos Silva, termo que já pegou para os outros membros da direção. Se já ouviste a Constança a fazer uma apresentação, então sabes que falar em público, sobre assuntos que lhe são importantes, lhe é algo muito natural.

É bem provável que não conheças ninguém com mais energia que a nossa presidente, é capaz de dizer 500 palavras por minuto e dificilmente a vês sem um sorriso na cara. Ah, e se não estiver a tentar convencer as pessoas à sua volta que é 50% alfacinha e 50% milfontense estás com sorte!

O que é que o John Mayer, o Sporting, chocolate, e F.R.I.E.N.D.S têm em comum? Consegues conquistar a nossa Ninja com qualquer um deles.

Curiosidade

 Anda sempre com um cromo do Éder na carteira. Dia 10 de julho é feriado nacional!

Quote

 “A santidade não consiste em grandes obras, mas em pequenas coisas feitas com amor” – Santa Teresinha do Menino Jesus

Mariana Paixão

Vice-Presidente Externa

Mariana, Paixão para os amigos, sócia número 244087 do Sport Lisboa e Benfica. Gosta de desafios e de viver fora da sua zona de conforto, seguindo sempre o “Insiste, Persiste e não Desiste” do seu Instituto. Viajar é o seu hobby preferido, ficando-se muitas vezes apenas por horas e horas no SkyScanner.

Os amigos descrevem-na como disponível e divertida, estando sempre pronta para um bom programinha!

Tem como palavra preferida ‘empatia’, e talvez seja essa uma das razões por se ter juntado ao Thirst Project Portugal em 2020. Começou como vice diretora do Departamento de Gestão de Equipas, e em abril de 2022 aceitou o desafio de Vice-Presidente. Acredita que o mundo é dos loucos, e com este projeto ganhou vários amigos loucos que trabalham diariamente para mudar o mundo.

Curiosidade

A Mariana tem uma música que lhe foi dedicada e escrita com base na sua história de vida.

Quote

“The people who are crazy enough to think they can change the world are the ones who do.”
– Steve Jobs

Mariana Proença

Vice-Presidente Interna

A Mariana nasceu e vive em Lisboa, embora mesmo alguns dos seus amigos considerem que é alentejana. A verdade é que tem 11 Rafeiros do Alentejo e, por isso, ruma ao campo na maioria dos fins de semana, só para poder estar junto deles. Sempre sonhou ser veterinária ou fisioterapeuta até se aperceber da sua fobia por tendões – trocou de opinião, afinal seguiu Gestão, licenciatura que está a frequentar na Nova School of Business and Economics.

Praticou Taekwondo Songahm durante 14 anos e considera que muita da sua determinação e disciplina deriva da sua longa caminhada no desporto. Considera a família o seu pilar mais forte e, com os seus familiares, não perde um jogo de um dos seus grandes amores, o Sporting Clube de Portugal.

Movida pela vontade de fazer a diferença, embarcou na missão do Thirst Project Portugal. A sua paixão e compromisso ao projeto, levaram a Mariana a entrar como coordenadora de equipas, passar a vice-diretora e, posteriormente, diretora do Departamento de Gestão de Equipas. Se vibras com o Sporting, gostas de chocolate chip cookies e ouves músicas do Ziggy Alberts, terás a atenção garantida por parte da nossa diretora.

Curiosidade

O Pimenta é um amante de desporto em geral, sendo o seu preferido o Ciclismo!

Quote

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” – Fernando Pessoa

João Pimenta

Tesoureiro e Diretor Jurídico-Financeiro

De Santarém para o Mundo, João Pimenta é a prova viva de que um jovem Ribatejano, consegue passar de dizer “ao meu lado” para “à minha beira” em apenas 3 anos de residência no Porto. 
 
O seu sonho de criança era ser médico cirurgião, pelo que rapidamente percebeu a irrealidade do mesmo, por ser considerado o trapalhão da família. “Quem entornou o jarro da água? Foi o João”…
 
Aos 17 anos decidiu colocar-se fora da sua zona de conforto e rumou sozinho até ao norte do país, para estudar na melhor faculdade de Engenharia de Portugal, a FEUP. Nesta universidade estuda Engenharia e Gestão Industrial e foi durante esta fase da sua vida que decidiu embarcar num novo desafio e juntar-se ao Thirst Project Portugal.
 
Tem como objetivo a criação da sua empresa no estrangeiro, no entanto sonha diariamente em reformar-se aos 50 anos e abrir uma marisqueira à beira-mar.
Curiosidade

Quando nasceu, a primeira coisa que fez foi espirrar.

Quote

“Ama e faz o que quiseres” – Santo Agostinho

Inês Ribeiro

Secretária-Geral

A Inês (Inesinha, Nocas, Nês, Nesita, Neni) nasceu em Cascais, mas tem pais do Norte, tem 21 anos e estuda direito na faculdade de direito da universidade de Lisboa.

Inquieta com a sua pequenez, sempre procurou fazer parte de projetos de voluntariado. Assim sendo, já missionou em lares, escolas, centros juvenis, projetos relacionados com a guerra e com a pandemia e, neste momento, é Secretária-Geral do Thirst Project Portugal. Acredita que a sua felicidade passa por se dedicar inteiramente aos outros e despojar-se das suas regalias e, por isso, quer tirar um mestrado em Direitos Humanos.

Os amigos descrevem-na como disponível, atenta e presente sempre com uma piadinha na ponta da língua para animar o ambiente.

Curiosidade

Quando a Francisca estava no oitavo ano fizeram-lhe uma pinta na testa com tinta permanente que continua sem sair.

Quote

“A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver” -José Saramago

Francisca Almeida

Diretora de Relações Externas

Há quem lhe chame coincidência, há quem saiba que é a pessoa mais desastrada da faixa etária. Aos 82 promete escrever a biografia que todos nos vamos prazerosamente rir.

A Francisca colecciona sunsets em fotografia, mais ou menos na mesma proporção com que se preocupa com o Mundo. Todos os dias.

É por isso que, quase farmacêutica, é em projetos extracurriculares totalmente distintos da sua área de estudos que encontra o seu conforto, mas também os seus desafios.

Foi a pensar desta forma que em conversas nos corredores da faculdade, decidiu criar uma equipa do Thirst Project Portugal na FFUL. Dois anos mais tarde juntou se à equipa nacional, com o objetivo de continuar o seu propósito inicial: ajudar a mudar o mundo.

Curiosidade

O Diogo não fez o 1° ano de escolaridade

Quote

“To deny people their human rights is to challenge their very humanity” – Nelson Mandela

Diogo Pires

Diretor Comercial

Diogo Moura Pires, 20 anos de uma paixão incondicional ao Sport Lisboa e Benfica. Natural de Cascais mas desde cedo que ganhou o gosto por se aventurar pelo mundo fora, como tal, está a fazer o seu erasmus em Milão.

É finalista do curso de Gestão de Informação na Nova IMS porque sempre acreditou que para sermos bons gestores, temos de aprender como é que os bichinhos informáticos funcionam. Isso, ou porque o exame de matemática não o permitiu ir para a Nova SBE, hão de ficar na dúvida qual é que foi realmente a razão.

Futebolista federado durante mais de 15 anos mas o ano passado decidiu encerrar o projeto Cristiano Ronaldo 2.0 e começar a abraçar novos projetos. Com isto, começou a sua jornada como Diretor do Departamento Comercial do Thirst Project Portugal!

Curiosidade

 O Miguel tinha fobia do Michael Jackson quando era pequeno.

Quote

“Working hard for something we don’t care about is called stress: Working hard for something we love is called passion.” – Simon Sinek

Miguel Mello Vieira

Diretor de Eventos

O Miguel é um orgulhoso Português, mas sempre que tem oportunidade escolhe atravessar as fronteiras. O seu principal objetivo de vida é conseguir viajar por todos os países do mundo. Fazendo as contas, até chegar aos 80 anos, tem de cruzar 2,8 novas fronteiras por ano – o Reino de Essuatíni já foi riscado da sua lista quando tinha apenas 5 anos.
Atualmente, está a fazer mestrado em Gestão na Nova SBE, e durante a sua licenciatura fez intercâmbio na Coreia do Sul, sendo, provavelmente, a primeira pessoa no país a cozinhar Bacalhau à Brás. A única frase que aprendeu em coreano foi: “네가 정말 번역하러 왔다니 믿을 수가 없어 “.

Ele é criativo, persistente, determinado e com os pés um bocadinho fora da terra mas, este é um cocktail que resulta bem para o nosso diretor de eventos. Como já dizia um grande apoiante da causa do Thirst Project Portugal: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”. E o Miguel acredita que, em conjunto com a incrível equipa que tem, nada será impossível.

Curiosidade

Criou um smallbusiness com 14 anos.

Quote

“Art should comfort the disturbed and disturb the comfortable” – Banksy

Filipa Madeira

Diretora de Comunicação e Marketing

A Filipa, Pipa para os amigos estuda Audiovisual e Multimédia na Escola Superior de Comunicação Social. É uma Scalabitana orgulhosa que não perde uma boa Feira Nacional da Agricultura!

Foi quase homem durante uns bons anos enquanto jogadora de polo aquático e considera que a sua resiliência e determinação deriva desta prática.

Pipa tornou-se membro do Thirst Project Portugal em 2023 e movida por querer fazer a diferença, abraçou a missão!

Curiosidade

Se a virem aos saltinhos não achem estranho, faz isto sempre que está feliz.

Quote

“What matters in life is not the mere fact that we have lived. It is what difference we have made in the lives of others that will determine the significance of the life we lead” – Nelson Mandela

Teresa Mota

Diretora de Recursos Humanos

Vive em Lisboa desde sempre, tem 20 anos e estuda gestão na Nova SBE. Quem a conhece sabe que é muito ligada à família e aos amigos e diz que a melhor forma de gastar o seu dinheiro é em concertos com a sua irmã. A Teresinha faz ginástica desde pequena e sabe de cor todas as músicas do High School Musical.
 
Em 2019, esteve no Vietname a ajudar na construção de um aqueduto que permitia levar água potável a uma pequena vila e viu com os seus próprios olhos como é viver sem acesso a algo que considerava garantido. Já sensibilizada para o tema, conheceu o Thirst Project Portugal através de uma grande amiga e percebeu que juntar-se ao projeto era a melhor forma de continuar esta missão, desta vez, no Reino de Essuatíni. Começou na Equipa das Apresentações e, apaixonada pelo propósito e comprometida com o projeto, faz agora parte dos Recursos Humanos.
 
Acredita que pequenos gestos fazem a diferença e que em conjunto tudo se alcança; por isso não podia estar mais feliz por pertencer a esta equipa!
Curiosidade

Há muitas curiosidades do Marcelo, sendo organizado dentro da sua desarrumação e é um sabe e faz tudo.
Das maiores curiosidades do Marcelo é  o facto de ser DJ. Poucos ouviram, mas muitos querem!

Quote

“Simplicity is the ultimate sophistication.” – Leonardo DaVinci

Marcelo Domingues

Diretor de Tecnologias e Sistemas de Informação

O Marcelo é lisboeta, mas de há uns anos para cá mudou-se para a bela da Costa da Caparica. É Senior Software Engineer, tendo já alguns anos de experiência no mundo de IT.

Quando se compromete com algo, nada nem ninguém o faz fazer o contrário, dedicando-se o máximo possível. Considera-se uma pessoa exigente no que toca a tudo a que está comprometido.

Tem um amor profundo pelo que faz e o gosto por IT, cresce todos os dias cada vez mais.

Marcelo tornou-se membro do Thirst Project Portugal em 2021 como Membro de IT e, em poucos meses, subiu para Coordenador Tecnológico. Com ambições maiores para o projeto, ele criou o Departamento de Tecnologias e Sistemas de Informação em junho de 2022, que agora é responsável por toda a parte tecnológica do TPP.

Departamento Jurídico-Financeiro

Beatriz Fonte

Teresa Appleton

Departamento de Gestão de Equipas

Mariana Mello

Pedro Tavares

Alice Sousa

Sofia Martins

Nuno Marques

Beatriz Gaspar

João Lupi

Maria Coutinho

Diogo Mateus

Leonor Martins

Margarida Brazão

Sara Henriques

Departamento de Recursos Humanos

Diogo Reis

Tomás Santos

Bruno Correira

Leonor Maio

Filipa Barnabé

Rita Silva

Beatriz Lopes

Diogo Rodrigues

Luísa Pyrrait

Departamento de Marketing

Francisco Quina

António Varela

Manel Rodrigues

Tiago Marques

Mariana Ferreira

Martim Mendonça

Pedro Vees

Inês Clímaco

Leonor Roque Martins

Departamento de Eventos

Raul Jongenelen

Pedro Oliveira

Rita Barreiros

André Silva

Departamento Comercial

Miguel Santa Clara

Leonor Sottomayor

Francisco Ventosa

Leonor Marcos

Departamento de Relações Externas

Madalena Teixeira

Manel Begonha

Guilherme Salvador

Patrícia Zimbarra